Um dos principais gargalos rodoviários da Serra finalmente vai ser reformulado. A construção de uma rotatória no entroncamento da BR-470 com a RS-453, conhecido como trevo da Telasul começa na próxima segunda-feira (30).
As obras estavam previstas para começar inicialmente em março, mas acabaram suspensas devido ao corte de gastos do governo federal, que também atingiram o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT). Para tirar a obra do papel, o órgão reservou R$ 1 milhão. Durante a execução dos trabalhos, porém, será necessário captar outros R$ 6 milhões junto ao governo federal.
O projeto não precisará ser licitado porque vai ser realizado por meio de um aditivo no contrato do DNIT com Construtora Centro Leste, atual responsável pela manutenção da BR-470 no trecho. O ponto vai ganhar uma rotatória alongada, que deve eliminar as filas de veículos. Ela também foi pensada para se adequar a uma futura duplicação da estrada ou à construção de uma elevada, apontada como a solução definitiva para o entroncamento.
A expectativa é de que a obra fique pronta em seis meses, mas o prazo pode variar dependendo do ritmo de captação de recursos. Durante as obras, motoristas precisam redobrar a atenção devido a possíveis bloqueios de trânsito no trecho.
Gaúcha
Reformulação do Trevo da Telasul, em Garibaldi, começa na segunda
Obra era prevista para março, mas estava suspensa devido ao corte de gastos do governo federal
GZH faz parte do The Trust Project