A chuva da manhã desta segunda-feira (29) impediu o início das obras de reformulação do entroncamento da BR-470 com a RS-453, conhecido como Trevo da Telasul. As obras haviam sido anunciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT), mas podem não começar na data prevista devido ao mau tempo.
A reportagem da Gaúcha Serra foi até o ponto na manhã desta segunda. Por volta das 11h, funcionários da empresa responsável pela obra estavam no trecho e confirmaram que a obra começa somente com tempo seco. Uma escavadeira, no entanto, já está ao lado da rodovia, pronta para o início dos trabalhos.
A reformulação começa com cinco meses de atraso, após o DNIT suspender o projeto após cortes no orçamento do órgão pelo governo federal. Para tirar a obra do papel, o departamento reservou R$ 1 milhão. Durante a execução dos trabalhos, porém, será necessário captar outros R$ 6 milhões junto à união. A obra vai ser executada pela Construtora Centro Leste, responsável pela manutenção da BR-470 no trecho, dessa forma, não será necessário licitar o projeto.
O ponto vai ganhar uma rotatória alongada, que deve eliminar as filas de veículos. O desenho também foi pensado para que no futuro possa ser complementado com a duplicação da rodovia ou a construção de uma elevada. A expectativa é de que a rotatória fique pronta em seis meses, mas o prazo pode variar dependendo da captação de recursos. A recomendação é para motoristas redobrarem a atenção no trecho.
Gaúcha
Chuva impede início das obras no trevo da BR-470 com RS-453, na Serra
Ponto conhecido como trevo da Telasul vai ganhar rotatória para melhorar fluxo
GZH faz parte do The Trust Project