Pouco mais de uma semana depois do início da flexibilização do corredor de ônibus secundário nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, no centro de Caxias do Sul, a maioria dos motoristas ainda não aderiu à mudança. A permissão era uma reivindicação dos condutores, antes obrigados a circular em apenas duas faixas entre 6h e 21h. Com a flexibilização, a circulação de veículos particulares é permitida entre 9h e 15h e das 20h às 6h.
No final da manhã desta segunda-feira (13), a reportagem monitorou por 10 minutos a Sinimbu e a Pinheiro Machado. Na Sinimbu, entre as ruas Visconde de Pelotas e Dr. Montaury, 23 veículos passaram pela faixa auxiliar. Enquanto um carro circulava pelo corredor, porém, pelo menos cinco utilizavam as demais faixas. Situação semelhante ocorreu na Pinheiro Machado, onde 11 veículos utilizaram a faixa azul entre as ruas Marquês do Herval e Dr. Montaury.
Segundo o secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, a adesão à flexibilização aumenta, mas ocorre de forma gradual já que parte dos motoristas precisam incorporar a mudança à rotina. A velocidade do transporte coletivo também não foi prejudicada com a flexibilização e não foi registrado aumento no número de conversões proibidas.
"É bom a adesão seja gradativa, porque assim o transporte coletivo tem tempo de se adaptar", explica Marrachinho.
Depois de reclamações
Flexibilização do corredor secundário no centro de Caxias tem baixa adesão
Permissão de circulação de veículos em determinados horários foi permitida há pouco mais de uma semana
GZH faz parte do The Trust Project