Pelo menos cinco ruas da área central de Caxias do Sul vão ganhar faixa exclusiva para ciclistas. A faixa vai passar pelas ruas Bento Gonçalves e Vereador Mário Pezzi até a Rua Plácido de Castro. A partir deste ponto, a faixa segue pela Rua Os 18 do Forte se interligando novamente com a Bento Gonçalves por uma caminho ainda não definido. As opções são as ruas Marechal Floriano e Coronel Flores. Todas as vias vão ter vagas de estacionamento retiradas para abrir espaço aos ciclistas.
De acordo com secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, a definição do traçado básico das faixas no centro vai permitir a interligação com outros pontos da cidade, como o Parque dos Macaquinhos e as praças do Trem e das Feiras. No futuro, também vai haver interligação com as estações de transbordo do transporte coletivo, permitindo a integração de modais. A clicofaixa da Rua Luiz Michelon, por exemplo, vai terminar na estação Imigrante.
Antes de sair do papel, o projeto ainda precisa ser detalhado por técnicos da prefeitura. Por isso, não há definição de quais pontos devem receber ciclofaixa (apenas pintura) e onde vai ser criada ciclovia (com separação física da rua). A previsão é de que cada faixa respeite o sentido de tráfego da via, incluindo os semáforos.
O projeto foi elaborado por técnicos das secretarias de Trânsito e Planejamento devido às reclamações de ciclistas de que o modal não era contemplado no SIM Caxias. Eles pediam faixas nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado. Conforme Marrachinho, as vias não comportam os espaços para ciclistas porque obrigariam a redução de calçadas, já que vão ter dois corredores para ônibus e duas faixas para carros.
"Recebi muitos desenhos, mas uma coisa é ter na cabeça e outra é a avaliação técnica. E na época do anúncio do SIM Caxias não tinha dinheiro para fazer tudo", justificou o prefeito Alceu Barbosa Velho.
O projeto foi anunciado na manhã desta quarta-feira (4) durante o lançamento do programa Viva Bike, que vai instruir interessados em utilizar a bicicleta. As aulas vão ocorrer na Escola Pública de Trânsito, junto à Secretaria de Trânsito e vão ser ministradas por ciclistas experientes. São três aulas para turmas de 30 pessoas. Os dois primeiros encontros, que ocorrem nos dias 19 e 26 de novembro, são teóricos. Já a última aula, prevista para o dia 28 de novembro, será prática e vai contar com o apoio da fiscalização de trânsito.
Estão previstas três turmas por ano, mas o número pode ser ampliado de acordo com a procura. Nas aulas serão abordados o Código de Trânsito, mecânica, técnicas de pilotagem, nutrição e primeiros socorros.
Gaúcha
Ruas centrais de Caxias do Sul vão ganhar faixa para ciclistas
Ainda não há prazo para o projeto sair do papel, já que ele precisa ser detalhado por técnicos da prefeitura
GZH faz parte do The Trust Project