A reportagem da Gaúcha Serra flagrou 18 motoristas realizando conversões proibidas na manhã desta quarta-feira em Caxias do Sul. As infrações ocorreram no período de 1h10min no cruzamento da Rua Sinimbu com a Rua Garibaldi e também da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Borges de Medeiros, em Caxias do Sul.
Em 40 minutos, entre 8h26min e 9h06min, 13 motoristas realizaram manobra proibida na Sinimbu com a Garibaldi. A conversão está proibida desde o dia 2 de setembro de 2014. Já na Júlio de Castilhos com a Borges de Medeiros, a reportagem flagrou cinco infrações em meia hora de observação, entre 9h14min e 9h44min. O cruzamento teve as conversões à esquerda proibidas no dia 11 de novembro do ano passado.
Na maioria dos casos, os motoristas ligaram o pisca para realizar a conversão, mas ignoraram a sinalização que indica que a manobra é proibida. Em duas situações, outros motoristas chegaram a buzinar, mas isso não constrangeu os infratores. Dos 13 flagrados na Sinimbu com a Garibaldi, três fizeram a manobra em sequência.
O desrespeito à sinalização é conhecido pela Fiscalização de Trânsito. Desde o início da medida até o mês passado, 4.322 motoristas foram autuados no cruzamento da Sinimbu com a Garibaldi. Na Júlio de Castilhos com a Borges de Medeiros, foram 107, de novembro a março. Outros cruzamentos com conversões proibidas no Centro também registraram infrações.
Conforme o diretor de trânsito da Secretaria de Trânsito de Caxias do Sul, Jorge Catusso, a fiscalização de trânsito realiza operações sistemáticas para impedir as infrações. Ele admite, porém, que não é possível manter um monitoramento permanente nos cruzamentos devido à falta de fiscais. Catusso avalia ainda que o valor de R$ 127 de multa para quem desrespeita a regra faz com que parte dos motoristas prefiram correr o risco de serem autuados.
A expectativa da secretaria é zerar as infrações a partir da implantação da fiscalização eletrônica no centro da cidade. A prefeitura já trabalha no projeto e a intenção é que ela esteja em funcionamento no início das operações dos corredores de ônibus das ruas Sinimbu e Pinheiro Machado. Além da velocidade e das conversões proibidas, o sistema também vai flagrar desrespeito ao sinal vermelho, bloqueio de cruzamento e carros sobre a faixa de segurança.
AUTUAÇÕES
Confira o número de motoristas já autuados por conversões proibidas no centro:
Conversões à direita
Rua Sinimbu com Rua Garibaldi: 4.322, entre setembro e março
Rua Sinimbu com Dr. Montaury: 1.391, entre setembro e março
Rua Sinimbu com Rua Borges de Medeiros: 246, entre novembro e março
Conversões à esquerda
Avenida Júlio de Castilhos com Rua Borges de Medeiros: 107, entre novembro e março
Avenida Júlio de Castilhos com Rua Garibaldi: 409, entre agosto e março
Avenida Júlio de Castilhos com Rua Dr. Montaury: 53, entre agosto e março
Avenida Júlio de Castilhos com Rua Visconde de Pelotas: 399, entre agosto e março
Avenida Júlio de Castilhos com Rua Marquês do Herval: 32, entre agosto e março
Desrespeito
Em uma hora, 18 motoristas fazem conversões proibidas em Caxias
Mudanças começaram há quase oito meses
GZH faz parte do The Trust Project