A filha do casal de idosos que caíram em uma cratera na manhã deste domingo (20) afirmou que pretende pedir a responsabilização do Estado pela falta de sinalização no local. O acidente aconteceu na altura do quilômetro 75 da RS-110, em Jaquirana. O carro onde estavam os idosos despencou após a curva. Apesar da altura, o casal ficou apenas com hematomas. Euplínio Dal Conte Lacerda, de 73 anos, e Iolanda Silva Dal Conte, de 71 anos, seguem internados em observação no hospital de Vacaria. Segundo a filha deles, Fabiane Dal Conte, o pai estava em boas condições de saúde na hora do acidente e conhecia a rodovia.
"Não havia sinalização comunicando que a estrada estava com buraco. Simplesmente, depois da curva, eles se foram. Não tinha chão e voaram. E isso que estavam em baixa velocidade", afirma Fabiane.
O casal é morador de Porto Alegre, mas estava na praia. Euplínio e Iolanda haviam saído de Capão da Canoa em direção a Lagoa Vermelha, onde participariam do velório de um primo. A filha deles diz que os pais sobreviveram por pouco.
"Iremos acionar (a Justiça), para que isso não ocorra com outras poessoas. Dessa vez eles, sobreviveram, mas podiam ter morrido", diz Fabiane.
Procurado pela reportagem, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou por meio de nota que "placas indicam 'rodovia interditada' e o trecho está bloqueado nos dois sentidos". O órgão afirmou, no entanto, que "ainda esta semana, a empresa contratada para fazer a sinalização emergencial do trecho vai providenciar mais placas para reforçar o alerta aos usuários da rodovia".
Ainda não há previsão para o início das obras na RS-110 em Jaquirana.