A partir desta terça-feira (17), Santa Maria vai contar com um comitê responsável por ações referentes à Operação Balada Segura. Vão participar entidades como escolas, ONGs, bares, associações, e todas as organizações que possam contribuir pela conscientização por um trânsito seguro. A assinatura do decreto municipal ocorreu durante a manhã de hoje no prédio da Sucv, com representantes da prefeitura e diretores do Detran/RS.
Segundo o diretor institucional do Detran/RS, Adelto Rohr, o comitê vai funcionar a partir de encontros realizados uma ou duas vezes a cada mês para desenvolver ações de acordo com as necessidades específicas do município. O diretor também foi questionado sobre a possibilidade de haver uma intensificação das ações, principalmente as de fiscalizações noturnas, já que ainda não há uma freqüência tão grande quanto em outros municípios. Adelto Rohr disse que o comitê vai discutir todo o tipo de questão envolvendo melhorias em qualquer tipo de ação referente à segurança no trânsito.
O comitê terá o poder de solicitar ou propor iniciativas junto às autoridades, seja a polícias, prefeitura ou Detran. Os grupos são montados em todas cidades que compõem a rede Balada Segura no Rio Grande do Sul.