O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Leonardo Kauer, comentou na manhã desta quinta-feira (17), em entrevista ao Gaúcha Atualidade, a atual campanha institucional do órgão, que passou a ser veiculada na televisão com imagens mais impactantes.
Leonardo Kauer afirmou que o Estado conseguiu reduzir em quase 26% o número de acidentes com vítimas fatais no acumulado dos últimos três anos. "O nosso compromisso é reduzir em 50% o número de mortes no trânsito nesta década. Se seguirmos nesta tendência, conseguiremos atingir o objetivo", afirmou.
A atual campanha será veiculada mais quatro vezes em meio aos demais feriados do ano e ocorrerá nas salas de cinema, além da televisão. "Resolvemaos fazer campanhas mais impactantes, chocantes, que possam mexer com as pessoas", disse Kauer ao afirmar que o modelo foi inspirado em propagandas que deram resultado em países como Nova Zelândia e Austrália.
Além da publicidade, ele explica que a fiscalização nas estradas foi intensificada para evitar mortes.
Campanha
O Detran gaúcho adotou uma estratégia impactante nas campanhas de prevenção a acidentes de trânsito. O primeiro comercial foi veiculado às vésperas do início da Operação Viagem Segura de Páscoa. O conceito da campanha é de que a segurança depende da escolha do motorista.
No comercial, de 30 segundos, aparece o impacto de uma capotagem em alta velocidade, em que o motorista ensanguentado fica de cabeça para baixo, se contorcendo de dor. A cena retrocede e termina com o veículo andando em segurança na velocidade de uma via bem sinalizada.
Confira o vídeo:
Feriado perigoso
No período de 2007 a 2013, a média diária de óbitos no feriado de Páscoa é de 7,4. O índice só fica atrás do feriado do Dia do Trabalho, que soma 7,6 mortes/dia.
Na Páscoa, o maior número de ocorrências com vítimas fatais são registradas na saída do feriadão, quinta-feira à noite (11,7 mortes/dia), e no sábado (9,8 mortes/dia), também no último turno. No ranking das rodovias mais violentas, aparecem a BR-386, BR-116 e BR-290, respectivamente.
Até agora, as 26 edições anteriores da Operação Viagem Segura já fiscalizaram cerca de 2,5 milhões de veículos e aplicaram 53,4 mil testes do bafômetro. Ao todo, foram registradas 366 mil infrações, sendo apenas 2,1% (7,9 mil) delas por embriaguez.
Ouça entrevista de Leonardo Kauer ao Gaúcha Atualidade