Parte da rodovia por onde passará a seleção do Equador até a concentração no hotel Vila Ventura, em Viamão, ainda está sem asfalto. Para garantir o acesso da equipe até o local, via RS-118, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) admite estudar alternativas ao asfalto, com o objetivo de agilizar a obra. O trecho em questão tem 3,5 quilômetros. Ele começa próximo à RS-040 e vai até a entrada do hotel. Conforme o gerente de obras do DAER, Tadeu Almeida, a primeira parte do trecho seguirá o projeto original. Mas ele não adianta quais as possíveis soluções técnicas para o restante da via.
"Tudo indica que no primeiro 1,9 quilômetro vamos obedecer o processo normal, já que faltava somente a retirada de postes. No 1,6 quilômetro seguinte, que vai até o entroncamento do Vila Ventura, os técnicos estão estudando a melhor alternativa que garanta uma pavimentação adequada e que possa, depois, ser reaproveitada no projeto original", explica o gerente de obras do Daer.
A previsão de pavimentação está mantida para até o final de maio. Nesta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a CEEE a deslocar 113 postes no trecho de 3,5 quilômetros. A mudança dos postes e a desapropriação de áreas são apontadas como obstáculos para a conclusão da obra em toda a rodovia.