No dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Diversas cidades do mundo preparam atividades especiais nessa data para trazer à tona a discussão da mobilidade urbana nos grandes centros.
No Brasil, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre têm programação alusiva à data. Na capital gaúcha as atividades começam no domingo de manhã cedo. Às 9h, no Parque da Redenção, na área central, a ONG Porto Alegre Cidade Mais Limpa e Verde promove uma pedalada pelas principais ruas e avenidas. O ponto de partida será o Monumento ao Expedicionário.
Durante a tarde, as atividades do Dia Mundial Sem Carro seguem com um evento coletivo na Rua Miguel Tostes, no bairro Bom Fim. Diversos grupos se unem para promover oficinas, bazar e shows gratuitos para a população em geral. A partir das 15h a rua estará bloqueada nas proximidades da Osvaldo Aranha.
O coletivo Escola da Bicicleta vai ministrar aulas para crianças e adultos que não sabem pedalar. No mesmo local, o grupo Bici Anjo vai dar orientações para quem quer perder o medo de andar de bicicleta no trânsito. Além disso, a rua recebe um bazar de venda e troca de peças de bikes, roupas, livros e assessórios. No final da tarde, haverá show de música brasileira para os participantes.
A comemoração começou em 1997 na França e poucos anos depois foi adotada em toda a Europa e, atualmente, em todo o mundo. O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias, que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.
Gaúcha
Dia Mundial Sem Carro tem atividades em Porto Alegre
Destaque da programação é evento coletivo no bairro Bom Fim
GZH faz parte do The Trust Project