A lentidão ao utilizar a internet pode gerar insatisfação em alguns usuários, mas nem sempre o problema é decorrente da operadora. A instalação do roteador em local inadequado ou ter muitos aparelhos conectados a uma rede podem resultar em um sinal com baixo alcance e instável.
Alguns desses transtornos podem ser resolvidos facilmente, como a troca de posicionamento do roteador ou substituição do equipamento, conforme o TechTudo. Outras medidas mais complexas envolvem a utilização de aplicativos para monitorar sua rede sem fio e aplicar configurações capazes de aumentar a velocidade da conexão.
Zero Hora listou agora seis ações capazes de deixar a internet mais lenta e como podem ser resolvidas de maneira simples. Confira abaixo:
Muitos aparelhos conectados à rede
Quando vários dispositivos estão conectados simultaneamente ocorre uma competição para trocar dados com o roteador - e com a internet - com maior eficiência. A lentidão e queda na conexão ocorre principalmente quando todos estão ao mesmo tempo baixando arquivos grandes ou conectados em serviços de streaming.
Interferência de sinal e incapacidade do roteador no gerenciamento de múltiplos dispositivos podem ser a causa desse contratempo que pode ser solucionado com a utilização de roteadores com Wi-Fi 6, mais modernos, que segundo proporcionam suporte a centenas de aparelhos ao mesmo tempo.
Obstáculos físicos
Móveis densos, paredes, lajes e objetos ao redor do roteador podem interferir na intensidade do sinal Wi-Fi que é transmitido por ondas de rádio propagadas no ambiente. Instalar o aparelho centralizado, de forma que as paredes não atrapalhem e removendo objetos ao seu redor podem melhorar a intensidade da transmissão.
Espelhos e objetos metálicos causam instabilidade na rede, porque refletem o Wi-Fi para outras direções. Para resolver essa questão, a solução é também afastar o roteador desses locais.
Outra alternativa são as antenas de alto ganho para ser instaladas no roteador, adquirir um equipamento novo ou sistemas mesh, que consistem em distribuir pontos de acesso em locais com perda de conexão por conta da distribuição de sinal em vários lugares.
Roteador em nível baixo
Colocar o equipamento ao nível do chão ou em local baixo faz o sinal ser desperdiçado em boa parte. Isso ocorre porque que as ondas de rádio que o aparelho emite são esferas irradiando por antenas e, estando no piso, ficarão na mesma altura.
Para aprimorar o alcance e conectividade, é importante colocar o roteador em locais mais altos, de preferência sem obstáculos, lembrando sempre de centralizá-lo.
Utilização da banda errada
Nas redes sem fio ocorre a designação da quantidade de banda suportada pelo roteador na conexão por Wi-Fi, que a partir da geração 4 passaram a ser dual-band, com 2,4 GHZ e 5 GHz. Na 2,4 GHz, a frequência baixa limita a velocidade, mas o sinal se propaga mais longe. Na 5 GHz, por sua vez, a frequência maior permite aumento na taxa de transferência, com sinal mais fraco em longas distâncias.
Os celulares mais novos fazem a troca de banda sozinhos, detectando a cada momento qual sinal está melhor para sua conexão. Outra forma de manter a internet com boa velocidade é configurar equipamentos de baixa demanda na banda de 2,4 GHz e aparelhos que necessitam maior desempenho no 5 GHz.
Canais lotados
Dentro das bandas existem canais, Na frequência de 2,4 GHz são 13, e na rede 5 GHz, mais de 20. Quando muitos aparelhos utilizam os mesmos canais há problemas de estabilidade na conexão e velocidade.
Nesse caso, o usuário pode aproveitar os aplicativos de monitoramento de rede sem fio e monitorar os canais mais usados na vizinhança e assim configurar o roteador para uma opção menos lotada. Outra maneira de melhorar a velocidade de rede é usar o 5 GHz mesmo com o menor alcance, pois o número de canais é maior.
Vale lembrar que além das soluções para as situações anteriores pode ser proveitoso investir em um equipamento com qualidade superior a oferecida pelo provedor de internet. Aparelhos mais sofisticados possuem algoritmos mais avançados e fazem os ajustes de rede sozinhos quando necessário.