
O Google enviou um e-mail de desculpas a clientes afetados por uma falha nos dispositivos Chromecast. Alguns aparelhos, que permitem que o usuário espelhe conteúdo nos televisores, pararam de funcionar desde o último domingo (9).
O problema impede a transmissão e exibe uma mensagem de erro informando que o firmware do dispositivo está desatualizado. Embora a empresa tenha confirmado a pane e identificado sua causa, ainda não forneceu uma explicação oficial.
No entanto, um usuário do Reddit levantou a hipótese de que a falha pode estar relacionada à expiração do certificado de autenticação dos dispositivos, ocorrida justamente no dia 9 de março. Com isso, o Chromecast não consegue se conectar corretamente e exibe a mensagem "Dispositivo não confiável".
Pedido de desculpas
A empresa publicou uma nota no Google Nest, portal destinado a ajudar equipamentos técnicos, afirmando que o problema já foi identificado e que trabalham em uma correção. Porém, não foi esclarecido o que causou a falha.
A equipe também alertou para os donos dos aparelhos não realizarem a restauração de fábrica, pois isso pode agravar o problema e dificultar a reconfiguração do dispositivo.
Em um e-mail enviado a alguns clientes, segundo o site The Verge, o Google reconheceu a falha e se desculpou pelo transtorno:
"Estamos entrando em contato com você por causa de uma interrupção que afeta os dispositivos Chromecast (2ª geração) e Chromecast Audio. Pedimos desculpas pelo problema e entendemos sua frustração. Estamos trabalhando para implementar uma correção o mais rápido possível e compartilharemos atualizações na página da Comunidade Nest", disse na nota enviada.