Às 9h47min de sexta-feira (1º), a Lua nova abre o calendário lunar de novembro. O ciclo do mês será fechado com a fase minguante, mas ainda guarda a última superlua de 2024: em 15 de novembro o satélite natural vai atingir o perigeu, ponto mais próximo da Terra em sua órbita.
O ciclo lunar dura aproximadamente 29,5 dias. A Lua possui quatro fases: cheia, crescente, minguante e nova, que são determinadas a partir da sua posição em relação ao Sol e a Terra. Elas indicam o nível de visibilidade do satélite natural em nosso planeta, de acordo com a luz que ele reflete do Sol – apesar de chamar atenção pelo brilho, a Lua não possui luz própria.
Professora do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Daniela Borges Pavani explica que a Lua realiza três movimentos: a rotação em torno de seu próprio eixo; a revolução em torno da Terra e translação em torno do Sol junto com a Terra.
A fase mais visível é a cheia, quando a Lua tem toda sua superfície iluminada pelo Sol e, consequentemente, visível da Terra. Em novembro, o estágio começa às 18h28min do dia 15, data em que a última superlua do ano vai iluminar o céu.
Esta será a terceira superlua do ano, fenômeno que pode ocorrer até seis vezes em 12 meses. O evento se caracteriza por aumentar o tamanho angular e a luminosidade da Lua quando observada da Terra, devido a aproximação do satélite.
Fases da Lua de novembro
- 01/11 às 09h47: Lua Nova
- 09/11 às 02h55: Lua Quarto Crescente
- 15/11 às 18h28: Lua Cheia (Superlua)
- 22/11 às 22h28: Lua Quarto Minguante
Características de cada fase
Minguante
Estágio que vai encerrar o ciclo lunar de novembro, a fase minguante caracteriza-se por lembrar o formatos das letras D e C. É quando a Lua tem apenas o lado leste de sua superfície iluminada pela luz do Sol.
- Costuma nascer próxima à meia-noite e se pôr ao meio-dia, em Porto Alegre
Nova
Fase que abre o calendário de novembro, este é o estágio menos visível da Lua, que aparece no céu durante o dia e não pela noite. Com relação à Terra, o satélite está posicionado na mesma direção do Sol neste período, por isso há dificuldades em observá-lo.
- Nasce por volta das 6h e se põe às 18h em Porto Alegre.
Crescente
Estágio que começa às 2h55min do dia 9 de novembro, a fase também lembra as letras C e D. Porém, neste período é o lado oeste da sua superfície que fica iluminado pela luz solar.
- Nasce ao meio-dia e costuma se pôr à meia-noite em Porto Alegre.
Cheia
Esta é a fase mais luminosa da Lua, em que ela é mais visível na Terra. O satélite está na direção oposta do Sol, por isso reflete a luz em toda sua superfície. É neste estágio que fenômenos como superluas podem ocorrer.
- Costuma nascer próximo das 18h e se por às 6h em Porto Alegre.