A rede social X, antigo Twitter, anunciou neste sábado (17) que vai "encerrar as operações no Brasil, com efeito imediato". No entanto, o serviço da plataforma comandada pelo bilionário Elon Musk seguirá disponível no país.
Em publicação (veja a íntegra abaixo), a empresa afirma que a decisão ocorre para "proteger a segurança da equipe". Segundo a companhia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes teria ameaçado multar e prender o responsável pelo escritório no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais.
A rede social critica Moraes, afirmando que "suas ações são incompatíveis com um governo democrático". Acrescenta também que "o povo brasileiro tem uma escolha a fazer — democracia ou Alexandre de Moraes".
Relembre o embate entre Musk e Moraes
Ainda no início de abril, Musk publicou no X uma série de mensagens direcionadas a Moraes, alegando censura. O bilionário ameaçou descumprir decisões do ministro e reativar contas que foram suspensas na rede social. O ministro determinou que a conduta do empresário fosse investigada em inquérito.
O Twitter possuía sede física no Brasil desde 2012 e chegou a ter mais de 100 trabalhadores até ser comprada por Elon Musk. A primeira demissão em massa aconteceu em novembro de 2022, quando várias equipes, como a de curadoria de notícias, foram desmontadas.
Diversas assessorias do X no Brasil foram desativadas quando Elon Musk assumiu a direção da empresa, incluindo a área responsável pela imprensa, que passou a responder demandas de jornalistas com emojis de cocô.
Rede social continua ativa no país
A decisão do X não interfere no funcionamento da rede social, que continuará a operar normalmente em território nacional. A legislação brasileira obriga que empresas estrangeiras cumpram as leis locais. O encerramento das operações implica em fechamento de postos de trabalho que se dedicavam a políticas e estratégias comerciais específicas para o Brasil.
Os funcionários da empresa teriam sido informados sobre uma reunião de emergência neste sábado.
Tire dúvidas:
Vou perder minha conta no X?
Não. Apesar do fim dos escritórios no Brasil, os usuários vão poder continuar acessando a plataforma normalmente, tanto pelo aplicativo quanto pelo navegador web, garantiu a empresa.
O que muda no X para os brasileiros?
A falta de representação no Brasil, porém, deve afetar algumas atividades da rede social como moderação de conteúdo, comunicação com imprensa e governo além do atendimento ao usuário.
Porque o X saiu do Brasil?
Musk decidiu encerrar as operações da empresa no País após se tornar alvo no inquérito das milícias digitais, onde é acusado, junto com o X, de promover discurso de ódio e desinformação pela rede social.
Em abril deste ano, Moraes pediu a suspensão de contas que propagavam esse tipo de conteúdo, mas Musk não cumpriu a decisão por interpretar como censura da parte do ministro. Desde então, o bilionário tem atacado Moraes no X, defendendo, inclusive, a saída do ministro do STF.