Nesta semana, vídeos e fotos falsos mostrando monumentos famosos no mundo inteiro, como a Torre Eiffel, em chamas viralizaram nas redes sociais. Apesar de convincentes, as imagens foram geradas por meio de programas de inteligência artificial (IA).
Os vídeos têm milhares de visualizações, curtidas e comentários. Muitas pessoas, confusas com a situação, questionavam como os supostos incêndios tiveram início. Alguns usuários respondiam que se tratava de imagens falsas, mas outros reforçavam a mentira. Certos vídeos pareciam tão reais que mostravam até mesmo bombeiros correndo em direção aos monumentos para combater as chamas.
O primeiro vídeo do tipo que teve muitas visualizações foi o da Torre Eiffel. Em outras publicações, o Museu do Louvre, também em Paris, aparece em chamas.
Existem inúmeras ferramentas de inteligência artificial que conseguem gerar vídeos, muitas gratuitas, como o Pika. As opções pagas são ainda mais realistas. Pela diversidade de plataformas, é difícil identificar onde as imagens foram criadas.
Além dos comentários de pessoas confusas com os vídeos, muitos usuários criticaram a propagação de informação falsa, além de demonstrar preocupação em como esse tipo de tecnologia pode ser utilizada para enganar pessoas.