Uma nova ferramenta para criar e editar vídeos por meio de inteligência artificial já está disponível. Lançada no final de novembro pela Pika Labs, a ferramenta, que estava em testes desde a metade de 2023, chega para os usuários como Pika 1.0, sua geração inicial.
A proposta do programa é produzir vídeos editados e com animações em alta qualidade a partir do texto (prompt) inserido pelo usuário. O Pika 1.0 utiliza um novo modelo de linguagem para criar os clipes, o que gera imagens fiéis à descrição feita.
As imagens que a ferramenta pode produzir vão desde pequenos clipes até vídeos longos nos mais diversos estilos, como animação no estilo realista cinemático e de anime. Segundo a nota de divulgação do produto no site da Pika Labs, o intuito da inteligência artificial é facilitar o acesso à produção e edição de vídeos.
"Quando iniciamos o Pika, há seis meses, queríamos ultrapassar os limites da tecnologia e projetar uma futura interface de criação de vídeo que fosse fácil e acessível a todos", diz a nota.
A versão disponível até o momento é a beta, que está funcionando através do aplicativo para chamadas de voz e vídeo Discord e também através de cadastro via Google. Para acessá-lo, é precios ingressar em uma lista de espera para a versão consolidada da ferramenta.
Como utilizar o Pika 1.0?
O Pika 1.0 funciona através de prévio cadastro dos usuários interessados. Dessa forma, a wishlist deve ser preenchida para receber um cadastro via email e integrar a plataforma. Após pouco mais de 15 dias, o usuário é liberado para utilizar o editor. Veja algumas funções disponibilizadas:
- Cria de vídeos animados através de prompts (sempre em inglês)
- Transforma imagens estáticas em vídeos animados
- Edita vídeos prontos através de prompts
- Seleciona regiões específicas para editar, a partir da função "Modify region"