A empresa de tecnologia Intel lançará em dezembro processadores que têm capacidade de produzir sistemas da inteligência artificial generativa, como o ChatGPT e o Midjourney, em cada computador. Os primeiros computadores AI PC devem chegar ao mercado brasileiro em março, segundo Roberta Knijnik, gerente de marketing e vendas da Intel. Isso permite a produção de sistemas de grandes modelos de linguagem (LLM) em cada computador que tenha o processador Core Ultra, sem precisar conectar-se a um servidor.
A novidade foi apresentada no evento Intel Powerhouse, em São Paulo, em que parceiros da empresa norte-americana apresentaram suas soluções em inteligência artificial.
Entre as novidades apresentadas, estão soluções de IA generativa para monitorar acidentes em estradas, ocorrências de segurança como assaltos em vias e estabelecimentos, espelhos em provadores com lojas virtuais embarcadas e sistemas de diagnóstico por imagem automáticos, capazes de identificar anomalias como cânceres e lesões.
Um dos protótipos que mais chamou atenção foi o Robios Go, desenvolvido pela empresa Human Robotics. Com uma interface amigável, ele é capaz de interagir com seres humanos e levar pessoas a gôndolas de supermercado para apresentar produtos, por exemplo. Neste momento, são 55 robôs em operação, atendendo clientes como a Ambev.
Essas soluções são desenvolvidas com sistemas como o OpenVino e a OpenAPI, que têm código aberto. Segundo Giselle Lanza, diretora geral da Intel para a América Latina, o objetivo da empresa é liderar uma mudança geracional da computação, de forma sustentável.
— Precisamos levar a inteligência artificial para todos os lugares, indústrias e dispositivos. Para isso, a habilitação da IA precisa ser aberta, capaz de implementar em qualquer lugar e segura. A segurança tem que estar no topo da agenda de qualquer organização, pública ou privada — disse Lanza.
O ecossistema do AI PC conta com parceiros como Adobe, Audacity, Filmora, Zoom, Cyberlink e Webex. No dia 14 de dezembro, a Intel vai detalhar as possibilidades do AI PC em um evento virtual.
*O repórter viajou a convite da Intel