A empresa americana Flyover Zone lançou, neste mês, um tour virtual 3D pela Roma Antiga na sua plataforma de streaming, a Yorescape. O Rome Reborn: Flight over Ancient Rome é a versão 4.0 do projeto que foi criado em 2007. O site está oferecendo uma semana de teste grátis para novos usuários; demais planos são pagos.
Além do passeio pela capital do Império Romano de quase 2.000 anos atrás, com duração aproximada de duas horas, o site também disponibiliza outros 13 tours por diferentes cenários da antiguidade, como partes da Grécia e do Egito. Para acessar os serviços completos, é necessário aderir à assinatura, que pode ser individual ou corporativa.
O plano individual custa 49,99 dólares (aproximadamente R$ 240,00) e permite que até três usuários estejam logados simultaneamente. Já o plano empresarial permite que o material seja utilizado em escolas, universidade, bibliotecas e empresas privadas, sem limite de usuários, com valores negociáveis para cada caso. Ambas modalidades oferecem acesso liberado a todos os materiais do site.
Com novas tecnologias criativas e interativas para o ensino de história, linguagens e cultura clássica, o projeto não se propõe a substituir o "turismo real", feito pessoalmente, mas sim expandi-lo. O antropólogo Bernard Frischer pensou no modelo ainda em 1974, quando trabalhava na Academia Americana em Roma, e começou a trabalhar no que seria a Flyover Zone em 1996.
— Rome Reborn 4.0 é o ápice de mais de 27 anos de trabalho colaborativo internacional, usando ferramentas digitais para pesquisar a história da cultura antiga e trazê-la à vida. Yorescape pode ajudar viajantes a se prepararem para um passeio em Roma, a aproveitarem mais a viagem assim que chegarem e a manterem vivas as memórias depois que eles voltarem — disse Frischer.
Um passeio pelas ruas do Império Romano
Foi necessário montar um time de antropólogos, engenheiros de software e designers para compor o tour, que inclui a narração de guias especializados no período histórico, e pode ser acessado de forma simultânea com outros usuários, o que possibilita interações via chat e voz. Os serviços do Yorescape já estão disponíveis em árabe, mandarim, inglês, francês, alemão, italiano e espanhol, e podem ser acessados por celular, computador ou óculos de realidade virtual.
A Roma do ano 320 d.C foi meticulosamente recriada, incluindo pontos famosos como o Coliseu, o Circo Máximo, o Fórum Imperial e o Panteão. Especialistas acreditam que, na época, a capital do império possuía uma população de aproximadamente um milhão de pessoas, o maior número registrado em uma cidade da Europa antes do século 19.
Todos os cenários foram recriados com base em pesquisas feitas a partir das ruínas encontradas na região, algumas das quais existem até hoje. A plataforma atualiza o conteúdo conforme novas descobertas científicas são divulgadas.
O Rome Reborn: Flight Over Ancient Rome inclui descrições de 43 monumentos, templos, prédios e outras construções. Sesi gifs mostram a evolução ao longo do tempo de alguns dos locais mais famosos. O Coliseu, por exemplo, aparece com uma reconstrução virtual do que seria há quase dois milênios seguida de uma imagem dos dias de hoje.
A Flyover Zone também possui um museu virtual com uma seção dedicada à arte da Grécia Antiga e outra à do Império Romano. Esculturas e monumentos são disponibilizados em 3D e em formato de imagem, acompanhadas de metadados (informações como nome, materiais, dimensões, etc). Uma parte do acervo está disponível gratuitamente no site.