Um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Cultura Grego convida os turistas de Atenas a conhecerem mais sobre a história do país, segundo o jornal O Globo. Uma pessoa que está na frente de importantes templos, como o Partenon, pode ativar o “Chronos” em seu celular e navegar por como era o local há cerca de 2,5 mil anos.
A tecnologia funciona com realidade aumentada, em que o antigo templo visto no celular faz uma sobreposição digital ao atual, em que o visitante vê fisicamente. O programa é uma criação da empresa de telecomunicações Cosmote e leva o nome do deus do tempo da mitologia grega, Cronos.
As reconstruções foram elaboradas a partir de pesquisas arqueológicas. Na visita virtual, é possível ver coleções de esculturas de mármores, que atualmente estão no Museu Britânico de Londres; as estruturas com suas cores antes de desgastarem com o tempo; e uma estátua da deusa Atena, na entrada do Partenon.
O aplicativo cobre a Acrópole (local que abrange grandes estruturas na cidade de Atenas), um teatro romano e partes do museu. Os criadores pretendem criar ainda um aplicativo que utilize a inteligência artificial como guia turístico na região.