Um eclipse lunar parcial acontece no céu do território brasileiro, no entardecer deste sábado (28). O fenômeno, que ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, será visível apenas para algumas cidades do país, a partir das 17h14min (horário de Brasília).
O evento astronômico começa mais cedo, mais precisamente às 15h01min. Nesta etapa, que não será visível para os brasileiros, a lua estará na fase penumbral — quando a Lua percorre a penumbra da Terra (parte externa tênue de sua sombra), que começa a cobrir a superfície lunar.
Na sequência, a partir das 16h38min, o eclipse torna-se parcial — quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, mas os três corpos celestes não formam o alinhamento perfeito no espaço. Assim, a sombra não cobre completamente o satélite natural do nosso planeta.
Às 17h14min, horário de pico do evento lunar, uma parte da região Nordeste do país poderá vislumbrar o fenômeno, caso as condições climáticas permitam. Os Estados contemplados serão: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Estados do Sudeste, como Minas Gerais e Espírito Santo, também têm chances de conseguir visualizar a fase parcial. Não será o caso de São Paulo e Rio de Janeiro. Dos restantes, os que menos terão visão do evento astronômico são: Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Amazonas e Acre.
Acompanhe o eclipse lunar
O portal Time and Date disponibiliza uma live ao vivo do evento que ocorre no céu de várias regiões do planeta, nos dias 28 e 29 de outubro de 2023. A transmissão será no canal da página no YouTube.
*Produção: Nikolas Mondadori