Brian May, astrofísico e guitarrista da banda Queen, participou da missão de retorno da sonda Osiris-Rex à Terra. A capsula pousou neste domingo (24), no deserto de Utah, nos Estados Unidos, carregando a maior amostra já coletada de um asteroide no espaço.
A amostra, coletada em 2020, tem cerca de 250 gramas de material do asteroide Bennu. De acordo com a Nasa, os fragmentos serão utilizados para evitar a colisão do corpo celeste com a Terra futuramente.
No perfil do Instagram do músico, Brian comemorou o sucesso da missão compartilhando imagens do pouso. “Resultado fantástico! Dia histórico! Amostragem bem-sucedida do material de superfície de um asteroide entregue em segurança na Terra”.
Segundo a CNN, o papel de May na missão foi criar imagens estereoscópicas a partir dos dados da nave espacial. Essas imagens permitiram que a equipe localizasse um ponto seguro para a aterrissagem e o recolhimento da amostra.
— Olá pessoal da Nasa, fãs do espaço, aficionados por asteroides. Sou Brian May do Queen, como você provavelmente sabe, mas também estou imensamente orgulhoso de ser um membro da equipe Osiris-Rex — afirmou o músico de 76 anos num vídeo divulgado pela NASA TV no domingo.
No mesmo vídeo, May pediu desculpas por não estar com os colegas durante o pouso. Atualmente, ele ensaia para uma turnê com o Queen.