É possível fazer denúncias de violência doméstica e violação dos direitos humanos pelo aplicativo de mensagens Telegram. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania disponibiliza o canal de atendimento com essa finalidade desde 2020, que surgiu como mais um meio de atendimento à mulher em meio a pandemia de covid-19.
Ao enviar uma mensagem para o chat, o usuário recebe uma mensagem automática, e depois é direcionado para uma conversa com um atendente da central de atendimento central única da Ouvidoria Nacional dos Diretos Humanos. O canal faz parte de uma iniciativa do ministério para ampliar os meios de denúncia relacionados ao Ligue 180, que também possui uma atendente virtual no WhatsApp, a Pagu.
Para realizar denúncias de violência contra a mulher ou de violação dos direitos humanos pelo Telegram, é necessário baixar o aplicativo e, na barra de pesquisa, procurar por “Direitoshumanosbrasilbot". Ao iniciar a conversa, o usuário recebe uma mensagem automática e depois é encaminhado para um atendente.
A indicação de "bot" ao final do nome do usuário é obrigatória no Telegram para contas cadastradas como serviço.