O Ligue 180 pode ser acionado pelo WhatsApp para denúncias de violência doméstica. O novo canal é resultado de uma parceria do Ministério das Mulheres com a Meta, dona do aplicativo de mensagens. Disponível desde abril, o atendimento no canal funciona através de uma assistente virtual, a Pagu, referência a Patrícia Galvão, escritora, jornalista e um dos grandes nomes do movimento modernista no Brasil.
Ao enviar uma mensagem para o canal, são oferecidas diversas opções de atendimento, incluindo a opção de falar com uma das atendentes da central, equipe que é formada apenas por mulheres desde março. A recomendação do Ministério é que a vítima salve o contato como Pagu ou algum outro nome, caso seja necessária a descrição diante de uma situação de violência doméstica.
Além da possibilidade de registrar denúncias, a atendente virtual também fornece informações sobre a Lei Maria da Penha e endereços de serviços especializados em atendimento à mulher.
Como fazer denúncias de violência doméstica no Ligue 180 pelo WhatsApp
Salve o número (61) 99610-0180 na agenda do celular. Depois, abra o aplicativo do WhatsApp e selecione o botão para iniciar uma nova conversa.
Procure e selecione o contato e inicie a conversa. Ao enviar uma mensagem, a assistente já disponibiliza as opções de atendimento.