O conhecido rosto de Jesus Cristo foi recriado por uma inteligência artificial para passar palavras de esperança aos usuários do TikTok. O perfil Palabras de Jesus (Palavras de Jesus, em tradução livre), que mostra a figura considerada pai do cristianismo conversando com os internautas, viralizou em apenas duas semanas no ar.
A página está ativa desde 14 de junho deste ano e conta com mais de 1,5 milhão de seguidores. Além disso, a soma de todas as curtidas dos quase 30 vídeos publicados soma aproximadamente 11 milhões.
Em todas as postagens, sem exceção, mas com algumas mudanças no rosto de Jesus e na iluminação, o foco é o rosto da figura e suas respectivas expressões, enquanto prega palavras de fé ou verbaliza alguma frase reflexiva.
Este tipo de tecnologia que simula uma imagem e a permite expressões realísticas, fomenta o desejo de algumas pessoas em se aproximar de algumas figuras míticas, como pode ser o caso de um líder máximo de uma religião.
Segundo o professor da PUCRS e estudioso da inteligência artificial, Eduardo Pellanda, os conteúdos criados por meio deste serviços inovadores têm crescido de forma muito expressiva.
— Realmente tem explodido este tipo de coisa. Acho que vamos ver algumas coisas bizarras nos próximos anos — relatou a GZH.
O professor ainda relata que muitas pessoas inseridas no meio tecnológico que já esperavam a chegada de conteúdos como esse. Porém, a grande maioria vem descobrindo a capacidade material da inteligência artificial de forma inesperada:
— Tanto em texto como em imagens estamos vendo materializações de IA que estávamos esperando, mas para a maioria das pessoas chegou de repente.
*Produção: Nikolas Mondadori