Após diversos adiamentos, o lançamento do satélite Viasat-3 aconteceu neste domingo (30) na Flórida, nos Estados Unidos. O equipamento é o primeiro de um conjunto da empresa de internet banda larga Viasat e vai fornecer conexão de internet para todo o continente americano, principalmente onde ainda não há infraestrutura de redes móveis ou banda larga.
A viagem ao espaço foi feita a bordo do foguete Falcon Heavy, nave da SpaceX, empresa de Elon Musk. As outras tentativas foram canceladas por conta das condições do tempo.
Conforme a Viasat, o serviço poderá ser disponibilizado para os consumidores após o satélite implantar os painéis solares e se posicionar na órbita terrestre. As informações são do portal g1.
Ainda segundo a empresa, os satélites do conjunto são os maiores do mundo em termos de capacidade de conexão: 1 terabit por segundo (Tbps). O segundo deles deve ser lançado ainda neste ano, para cobrir Europa, Oriente Médio e África. O terceiro, com lançamento previsto para o ano que vem, será direcionado à Ásia.