O lançamento do satélite Viasat-3, da empresa de internet banda larga Viasat, foi adiado pela quarta vez, e uma nova tentativa deve ocorrer neste domingo (30). A previsão original era para a quarta-feira (26), mas as condições climáticas vêm impedindo o lançamento nos últimos dias.
O lançamento do satélite será feito no foguete Falcon Heavy, desenvolvido pela empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk. A partida ocorrerá no Centro Espacial Kennedy, da Nasa, que se localiza na Flórida, nos Estados Unidos.
O Viasat-3 é um conjunto de três satélites, e o lançamento desta semana será do primero deles. O equipamento vai fornecer conexão de internet para todo o continente americano, principalmente onde ainda não há infraestrutura de redes móveis ou banda larga. Segundo a empresa que os desenvolveu, estes satélites são os maiores do mundo em termos de capacidade de conexão: 1 terabit por segundo (Tbps). O segundo satélite deve ser lançado ainda este ano, para cobrir Europa, Oriente Médio e África; o terceiro, no ano que vem, será direcionado à Ásia.
Como afirmou a SpaceX em uma publicação nas redes sociais, as condições do tempo foram novamente o motivo para adiar o lançamento, prevendo nova tentativa para este próximo domingo.