Mesmo com a explosão quatro minutos depois da decolagem, a SpaceX considerou a missão um sucesso, algo que intrigou parte dos espectadores da transmissão. O foguete financiado pela empresa do bilionário Elon Musk é considerado o mais poderoso da história.
A compreensão de sucesso se dá porque, segundo a empresa, nessa etapa do projeto, o objetivo era coletar o máximo de informações possíveis sobre os dois módulos da aeronave, um propulsor de foguete Super Heavy (primeiro estágio), com cerca de 70 metros, e uma cápsula reutilizável de cerca de 50 metros de altura (segundo estágio), que transporta equipamentos e cargas.
A SpaceX comunicou nas redes sociais que a missão foi exitosa porque com ela foi possível testar o funcionamento dos módulos do foguete e também revelou as fragilidades da tecnologia que precisam ser ajustadas. "Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship", disse a empresa em um tweet. A ideia era que o voo durasse até 90 minutos até sua aterrissagem no oceano, o que acabou não ocorrendo.
Elon Musk também se manifestou no Twitter e reiterou o sucesso da missão, além de dar pistas sobre os próximos passos do projeto. "Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses", escreveu.
Vale lembrar que essa foi a primeira vez que o Starship decolou. Em feveiro deste ano, a SpaceX concluiu um teste de lançamento, que foi bem-sucedido, dos 33 motores no primeiro estágio da aeronave. Para isso, o propulsor Super Heavy foi amarrado ao solo durante o lançamento teste, também chamado de lançamento estático, para evitar que decolasse. Essa etapa foi importante para obter informações sobre esse componente.
Também nas redes sociais, a SpaceX esclareceu que o incidente ocorreu porque não houve a separação dos dois módulos do equipamento, que seria necessária para o prosseguimento da missão. Devido a isso, o sistema do Starship ficou sem controle e ele explodiu. Vale ressaltar que não havia tripulantes a bordo.
Confira os tweets:
A decolagem do foguete foi transmitida no canal do YouTube da SpaceX. Quem não conseguiu acompanhar o momento, pode acessar, a qualquer momento o vídeo, que está salvo na plataforma.
Veja o vídeo da decolagem do Starship:
Primeiro lançamento cancelado
A explosão do foguete não foi o único problema enfrentado no projeto. O primeiro lançamento, que estava previsto para ocorrer na segunda-feira (17) teve que ser cancelado por um problema técnico.
Faltando 15 minutos para a decolagem, a equipe identificou um problema em uma das válvulas de pressurização. Por conta disso, a equipe teve que adiar a missão e foi aberta uma janela de até 72 horas para a tentativa de uma nova decolagem, o que resultou no segundo lançamento marcado para esta quinta-feira.
Objetivo da missão
O projeto Starship tem como objetivo transportar astronautas à Lua como parte da missão Artemis III, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), programada para ocorrer no final de 2025. Se a missão em solo lunar for exitosa, a ideia é que a aeronave também seja utilizada em futuras missões com destino a Marte.