O foguete mais poderoso já construído, projetado para pousar com astronautas na Lua, foi lançado pela primeira vez nesta quinta-feira (20). Porém, o voo, que não tinha tripulantes a bordo, durou poucos minutos. A separação dos dois módulos do equipamento, necessária para a continuidade do teste, não ocorreu. Assim, o Starship ficou fora de controle e explodiu após quase quatro minutos no céu. Veja aqui o vídeo do lançamento.
Esta foi a segunda tentativa para o lançamento — a primeira, na segunda-feira (17), foi adiada após problemas em de pressurização no estágio de propulsão.
Quando a contagem regressiva marcava 30 segundos para a decolagem, os engenheiros responsáveis pararam o relógio para avaliar dados. Foram alguns minutos de apreensão até a decisão final: liberação e lançamento.
Com cerca de dois minutos de voo, a base conseguiu comunicação com o foguete pela primeira vez, com imagens. Porém, pouco tempo depois, quando a separação entre os dois módulos era esperada, o teste acabou com a explosão dos equipamentos no céu.
Mesmo com o problema, o teste foi considerado um sucesso pela SpaceX, que construiu o Starship. "Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship", escreveu a empresa, no Twitter.
O que é Starship?
A Starship, construída pela empresa privada SpaceX, consiste em uma cápsula reutilizável de cerca de 50 metros de altura que transporta equipamentos e carga (segundo estágio), e o propulsor de foguete Super Heavy de primeiro estágio, com cerca de 70 metros. O foguete nunca havia voado em sua configuração completa, alimentado pelo primeiro estágio.
Todo o equipamento é projetado para lançamento e aterrisagem na vertical, diferentemente de um avião, por exemplo. No teste desta quinta, a Starship não tem seus "pés" de aterrisagem, pois a manobra não inclui a aterrisagem na Terra.
O objetivo do voo desta segunda-feira é coletar o máximo possível de informação acerca dos dois equipamentos funcionando juntos.
Em fevereiro, SpaceX concluiu um teste de lançamento bem-sucedido de todos os 33 motores no primeiro estágio da Starship. O propulsor Super Heavy foi amarrado ao solo durante o lançamento teste, também conhecido como lançamento estático, para evitar que decolasse.
A Nasa levará astronautas à órbita lunar em novembro de 2024 usando seu próprio foguete espacial, o Space Launch System (SLS), que está em desenvolvimento há mais de uma década. O Starship é maior e mais poderoso que o SLS, gera 17 milhões de libras de empuxo, mais do que o dobro dos foguetes Saturn V, usados para enviar os astronautas das missões Apollo à Lua.