O Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, no Vale do Paranhana registrou a queda de um "meteoro fireball de elevada magnitude" na costa do Rio Grande do Sul durante a noite dessa sexta-feira (28).
O professor Carlos Jung coordena os trabalhos do observatório, que ele montou com recursos próprios. Segundo o professor Jung, este foi "o segundo meteoro de grande proporção com queda sobre o mar em menos de uma semana" registrado pelo observatório.
— O nome Fireball é dado a todo meteoro que possui uma magnitude (brilho) igual ou superior a -4. A magnitude tem uma escala de valores, quanto maior o brilho, os números são negativos, por exemplo -1 -2 -3 -4, etc, e quanto menor o brilho, a magnitude é 1, 2, 3, 4, 5 e assim por diante. O sol pode chegar a -26,8 e a lua a -12,7 (lua cheia), por exemplo — explica Jung.
Este meteoro foi registrado com magnitude de -5,1, e ingressou na atmosfera do planeta a uma altitude de 97,7 km, explodindo sobre o oceano a 70,7 km.
A queda do meteoro ocorreu às 23h56min, a 165,7 quilômetros da costa do Rio Grande do Sul. Sua passagem durou por volta de 1,56 segundos.
Ainda segundo Jung, este meteoro pertence a uma chuva de meteoros que terá seu pico entre os dias 5 e 6 de maio. Por essa razão, avisa o professor, novos registros podem ocorrer durante os próximos dias no céu gaúcho.