A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) transmitiu neste domingo (21) as atividades de pré-lançamento e de lançamento da segunda missão privada de astronautas rumo à Estação Espacial Internacional. A partida ocorreu no horário marcado, às 18h37min, pelo horário de Brasília.
A saída da missão ocorreu a partir do Complexo de Lançamento 39A, no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. A tripulação está em viagem para o posto avançado em órbita a bordo da espaçonave SpaceX Dragon, chamada Freedom, após o lançamento no foguete Falcon 9 da empresa.
Dois astronautas da Arábia Saudita, incluindo a primeira mulher saudita, participaram da decolagem. Rayyana Barnawu, uma pesquisadora do câncer de mama, se unirá à missão com seu companheiro Ali Al-Qarni, um piloto de combate. A parceria entre Axiom Space e NASA é baseada em um acordo em que as partes contribuem com recursos, com cada uma delas assumindo seus gastos.
O grupo da Axiom Space irá cultivar células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs), que são capazes de se desenvolver nos três principais tipos de células presentes em nosso corpo. O cultivo dessas células no espaço busca entender o impacto da microgravidade na forma como elas se comportam. Segundo os cientistas, a ideia é discutir diferentes aplicações a partir destas células.