A passagem de um meteoro provocou um clarão esverdeado no céu que pôde ser visto em diferentes pontos do Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira (25). O observatório espacial Heller & Jung, de Taquara, no Vale do Paranhana, registrou o fenômeno, que teve duração de cerca de dois segundos, às 18h42min.
O professor Carlos Jung, um dos fundadores do observatório, explica que devido ao céu estar muito nublado, o equipamento só conseguiu captar a iluminação das nuvens em razão da explosão do meteoro. No entanto, pelas redes sociais, houve diversos relatos de diferentes localidades.
No Twitter, uma moradora de Caxias do Sul, na Serra, disse ter ficado emocionada com o fenômeno. Outro usuário, também de Caxias, comentou que o meteoro tinha uma longa "cauda de fogo" e produziu dois clarões. Um morador de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, e outra de Santa Catarina também relataram ter presenciado o fenômeno.
Para o professor Jung, o meteoro pode fazer parte da chuva de meteoros Liríada, que vem sendo registrada pelo Estado desde a semana passada.
O fenômeno ocorre todos os anos nesta mesma época e tem origem em detritos do cometa Thatcher (C/1861 G1), que completa uma órbita em torno do Sol a cada 415 anos (e passará "perto" da Terra em 2283). O pico desta chuva ocorreu entre sábado (22) e segunda-feira (24).