A sonda espacial europeia Jupiter Icy Moons Explorer (Juice) foi lançada nesta sexta-feira (14), a bordo de um foguete Ariane 5, rumo a Júpiter e às suas luas geladas com a missão de procurar ambientes favoráveis a formas de vida extraterrestre.
O foguete decolou do centro espacial europeu em Kourou, na Guiana Francesa, às 12h14min GMT (09h14min no horário de Brasília), 24 horas depois de seu lançamento ter sido adiado devido ao risco de tempestades. A sua trajetória é "nominal", ou seja, de acordo com o que se espera, segundo as equipes no terreno.
A sonda se separou com sucesso do foguete, conforme estava previsto, 27 minutos depois do lançamento. A missão de Ariane 5 "é um sucesso", declarou o presidente da Arianespace, Stéphane Israël.
Segundo o projeto da ESA, a nave ficará oito anos viajando, com direito a sobrevoos na Terra e em Vênus, até chegar a Júpiter.
Estão previstos 35 sobrevoos, nos quatro primeiros anos, nas três grandes luas, enquanto a aeronave sobrevoa o planeta. Depois, ela mudará de órbita para Ganimedes. Dos 35 sobrevoos ao redor das luas, 21 serão realizados sobre Calisto, 12 em Ganimedes e somente dois na Europa. A menor atenção dada a este último satélite natural neste projeto se deve ao seu ambiente de radiação, que é muito mais agressivo do que os outros, o que pode gerar a degradação da aeronave.
A Agência Espacial Europeia pretende obter a maior quantidade possível de dados sobre as três grandes luas para que consiga saber se elas já tiveram ou terão potencial de abrigar vida. Para isso, Juice monitorará a interação de Calisto, Europa e Ganimedes com o planeta e o complexo ambiente magnético, de radiação e plasma do gigante gasoso.
* AFP