A rede social de vídeos TikTok anunciou, na última segunda-feira (17), que, a partir do dia 23 de novembro, somente pessoas acima de 18 anos poderão fazer lives pelo aplicativo. Atualmente, a idade mínima para fazer transmissões ao vivo é 16 anos. Em breve, plataforma pretende adicionar opção para que os criadores decidam se querem que o conteúdo alcance apenas o público adulto.
No anúncio, a rede social explica que a mudança na faixa etária é para garantir mais segurança aos usuários. O TikTok já conta com outras regras envolvendo idade. Por exemplo, é necessário ter 16 anos ou mais para acessar as mensagens diretas e 18 anos ou mais para enviar presentes virtuais ou acessar recursos de monetização.
“Queremos que nossa comunidade aproveite ao máximo as oportunidades que as lives pode trazer sem comprometer a segurança. Acreditamos que essas atualizações líderes do setor podem proteger ainda mais os membros mais jovens de nossa comunidade à medida que iniciam e constroem sua presença online”, disse a empresa em comunicado.
Nas próximas semanas, a plataforma pretende adicionar a opção de filtrar o público que poderá assistir os conteúdos ao vivo. “Por exemplo, talvez uma apresentação de comédia seja mais adequada para pessoas com mais de 18 anos. Ou um criador de conteúdo pode planejar falar sobre uma experiência de vida difícil e ele se sentiria mais à vontade sabendo que a conversa é limitada a adultos”, explicou.
A rede social já oferece outras opções de segurança durante transmissões ao vivo, como a possibilidade de selecionar palavras chaves que não deseja ver para diminuir os comentários com discurso de ódio.
Outra mudança anunciada, já em funcionamento, é a possibilidade de adicionar cinco convidados nas transmissões ao vivo com o recurso multi-guest. A ideia é que criadores de conteúdo possam fazer lives com fãs, outros criadores e com convidados variados para entrevistas.