O Instagram anunciou o uso de um filtro que limita os conteúdos sensíveis para novos usuários adolescentes, menores de 16 anos. Segundo a companhia, isso tornará mais difícil para os jovens encontrarem publicações e hashtags indevidas. O anúncio ocorreu na quinta-feira (25).
A rede social também frisa a importância dos adolescentes já ativos na plataforma fazerem o mesmo. “Isso tornará mais difícil para os jovens encontrarem conteúdo ou contas potencialmente confidenciais na Pesquisa, Explorar, Páginas de hashtag, bobinas, recomendações de feed e contas sugeridas”, explicou o Instagram, em um anúncio oficial no blog da empresa.
A empresa informa que está buscando, por meio de testes, um novo modo dentro da plataforma que incentive os adolescentes a atualizar essas configurações. A companhia diz que vai mostrar avisos solicitando aos menores de 16 anos que revisem suas preferências de uso.
Entre os recados, estão: controlar quem pode compartilhar seu conteúdo novamente, quem pode enviar mensagens e entrar em contato com eles, qual conteúdo eles podem ver e como podem gerenciar o tempo gasto no Instagram.
Para visualizar o controle de conteúdo confidencial na sua conta do Instagram:
- Entre na aba do seu perfil
- Vá em menu "Configurações", no canto superior direito da tela
- Clique em "Conta".
- Toque em "Controle de conteúdo sensível".
Na quarta e última etapa, é possível decidir se deseja manter a configuração em "Padrão", já pré-estabelecido, ver "Mais" ou "Menos" de alguns conteúdos sensíveis. Todas as opções poderão ser alteradas a qualquer momento.
O objetivo da companhia com essas funções é "fornecer mais ferramentas ao longo do tempo e fazer o Instagram funcionar melhor".