Na madrugada desta sexta-feira (19), a partir da 1h50min, ocorre o último grande evento astronômico do mês: a conjunção entre a Lua e Marte. Durante esse fenômeno, os dois corpos celestes são percebidos no céu como mais próximos um do outro.
Segundo o professor Carlos Jung, responsável pelo Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, a conjunção do satélite natural da Terra com o planeta vermelho estará a leste e nordeste do céu da região metropolitana de Porto Alegre, em relação ao Sol.
Segundo a Climatempo, o céu de grande parte de RS terá pouca ou nenhuma nebulosidade, possibilitando a apreciação do fenômeno. A Serra ainda terá muitas nuvens.
— Se realmente a previsão estiver certa será possível visualizar bem (a conjunção) na madrugada — afirmou o professor.
O melhor horário para se observar o fenômeno, será entre 3h30min e 5h30min, quando a Lua e Marte estarão mais altos no céu.
Conjunção
Uma conjunção astronômica ocorre quando dois objetos espaciais têm a mesma ascensão reta ou a mesma longitude eclíptica. Ou seja, acontece quando dois ou mais planetas e luas estão alinhados de forma que aparecem muito próximos no céu.
Este fato não quer dizer, necessariamente, que a Lua e Marte, neste caso, estejam próximos de fato. O satélite natural da Terra está a cerca de 150km de distância do planeta marciano.