De 18 em 18 anos, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, os vizinhos mais próximos da Terra, se alinham, formando uma configuração rara no céu e que é possível de ser vista a olho nu. E, neste mês, esse fenômeno poderá ser acompanhado da Terra, de acordo com informações da BBC.
Para observar o fenômeno, não é necessário binóculo ou telescópio. O céu limpo, de preferência meia hora antes do amanhecer, já é suficiente para apreciar o alinhamento dos planetas. Em locais sem poluição visual e com pouca iluminação, a visão é mais privilegiada.
Dos cinco protagonistas da festa planetária, Mercúrio é usualmente o mais difícil de enxergar, por estar mais próximo do Sol e ser ofuscado pelo brilho. Neste evento, a visualização será possível pois ele se afastará da estrela durante o mês de junho.
Justamente por isso, o melhor dia para observar a conjunção planetária é 24 de junho, quando Mercúrio estará mais distante do Sol. Além disso, na véspera, 23 de junho, a Lua estará entre Vênus e Marte, formando seis corpos celestes alinhados no céu.
A última vez que o fenômeno aconteceu foi em 2004. Depois de 2022, ocorrerá novamente em 2040.