Ciência e Tecnologia

No sul do Estado 
Notícia

Meteoro explode duas vezes sobre a costa do RS

Fragmento foi extinto por volta das 22h30min, próximo ao município de São José do Norte

GZH

Um meteoro explodiu duas vezes sobre a costa do Rio Grande do Sul, na noite desta segunda-feira (21), antes de ser extinto. Segundo o Observatório Espacial Heller & Jung, o fragmento entrou na atmosfera a uma altitude de 93,2 km e foi extinto por volta das 22h30min sobre o oceano, próximo ao município de São José do Norte, no sul do Estado

Conforme o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) na região sul e proprietário do observatório, trata-se de um meteoro classificado de fireball. Caraterístico pelo brilho elevado, o meteoro tem magnitude de -4.3. Quanto menor a magnitude, maior o brilho.   

 O meteoro, que iluminou o ceú da Região Sul, teve duração de 2,4 segundos — tempo suficiente para seu clarão luminoso ser registrado pelas câmeras do observátorio.

Após análise, foi possivel determinar que o fragmento faz parte da chuva de meteoros North March Virginids, subgrupo de uma das correntes mais famosas de meteoros, chamadas de Virginidas, devido ao local de sua procedência, a constelação de Virgem. As Virginidas costumam ocorrer em março e abril.


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Timeline Gaúcha

10:00 - 11:00