Um pedaço de metal retorcido encontrado por um morador de São Mateus do Sul, no Paraná, na semana passada, pode ser parte do foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. O foguete sobrevoou a região Sul do Brasil no dia 8 de março.
O agricultor João Ricardo Pacheco Portes localizou o estranho objeto em sua propriedade, que fica na zona rural do município, na última quarta-feira (16). Ao portal RDX, da região, ele contou que avistou o objeto enquanto percorria a área. Inicialmente, pensou se tratar de uma barraca. Porém, percebeu que tratava-se de metal, e lembrou da reentrada do foguete da SpaceX.
A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) analisou que São Mateus do Sul fica praticamente abaixo da rota que parte do foguete percorreu, reforçando a possibilidade de o objeto caído ser parte do Falco9. Porém, o material encontrado parecia grande e feito de um metal muito fino, algo que dificilmente resistiria à passagem atmosférica.
Segundo a Bramon, grande parte dos foguetes são construídos a partir de liga de alumínio que, além de ser mais leve, garante que será completamente vaporizado na reentrada. Apesar da possibilidade do artefato se tratar de um pedaço do Falcon 9 diminuir, uma análise detalhada de imagens encontrou semelhanças na solda das emendas e nos buracos de rebites do foguete.
O objeto encontrado por João e a tubeira do motor Merlin 1D utilizado no segundo estágio do Falcon 9 da SpaceX são idênticos, inclusive nos tamanhos de comprimento.
O foguete foi lançado na em 19 de dezembro de 2021, na Flórida, nos Estados Unidos, e permaneceu em órbita até o último dia 8, quando reentrou na atmosfera da Terra durante a madrugada e passando pelo céu da região Sul do país.