O aplicativo Signal tem funções semelhantes às de outras plataformas de mensagens e pode ser uma alternativa para substituir o Telegram, que estava sob bloqueio da Justiça, ou o WhatsApp, que frequentemente apresenta instabilidade. O serviço está disponível para Android, iOS e desktop.
O Signal Private Messenger já foi utilizado pelo ex-analista da CIA, Edward Snowden. Apesar disso, o aplicativo não se popularizou como os seus concorrentes e pode ser classificado como uma plataforma de nicho, voltada principalmente para conversas seguras, individuais ou em grupo.
Segundo dados globais da Statista sobre os aplicativos mais populares do mundo, o WhatsApp aparece na primeira posição com 1,6 bilhão de usuários, seguido pelo Facebook Messenger (1,3 bilhão), WeChat (1,098 bilhão), QQMobile (807 milhões), Skype (300 milhões), Snapchat (287 milhões), Viber (260 milhões) e Telegram (200 milhões). O Signal nem aparece na lista.
Para baixar o aplicativo, basta utilizar as lojas virtuais do celular, informar o número cadastrado e confirmar o código recebido por SMS. Só é possível utilizar a plataforma em um celular por vez.
Criação
O Signal foi criado em 2014 por um grupo de desenvolvedores de softwares chamado Open Whisper Systems. O aplicativo surgiu como um projeto de código aberto financiado por meio de prêmios e doações. Com isso, segundo os desenvolvedores, a plataforma pode priorizar usuários sem se preocupar com questões de monetização. O fundador, conhecido como Moxie Marlinspike, raramente concede entrevistas.
Uma das vantagens do aplicativo é que ele não contém anúncios e não tem funcionalidades de rastreamento. Para a equipe criadora, a plataforma é rápida, simples e extremamente segura.
Como o Signal não apresenta publicidade, ele não sofre segmentação e compartilhamento de informações. O aplicativo armazena intencionalmente o menor número possível de dados do usuário. Além disso, como ele é um sistema de código aberto, pode ser checado por especialistas para correção de falhas ou brechas na segurança.
Funcionalidades
Segundo Marlinspike, toda a comunicação realizada de Signal para Signal é privada e criptografada de ponta a ponta. Com isso, nem a a empresa responsável pelo aplicativo consegue decifrar o conteúdo.
Em relação aos metadados das mensagens, listas de contato do telefone e backup na nuvem, a plataforma também apresenta peculiaridades. Ao contrário do WhatsApp, o Signal não armazena metadados das mensagens. De acordo com Marlinspike, a informação mais próxima dos metadados que o servidor do Signal armazena é a última vez que cada usuário se conectou. Além disso, mesmo essa informação é pobre, reduzida ao dia — não aparece a hora exata do acesso.
Sobre o armazenamento de contatos, o aplicativo não faz o envio da lista pura para o servidor. A plataforma utiliza a função hash para alterar a combinação dos números de telefone antes de enviá-los. A partir disso, o servidor responde com os contatos que o internauta tem, que já estão no Signal. Em seguida, a informação é descartada.
Um ponto controverso da plataforma é que ela não oferece a função de backup na nuvem. Ao mesmo tempo que isso mantém os usuários mais seguros, o internauta pode perder informações importantes que estão registradas nas conversas.
A versão Android do Signal permite que os usuários façam um backup local. Para isso, basta exportar e importar dados do aplicativo. No entanto, isso só funciona se o usuário estiver mudando de telefone e ainda estiver de posse do antigo. Já a versão iOS não oferece essa opção. E no desktop, o aplicativo funciona vinculado ao celular.
Segurança
O Signal usa os algoritmos Curve5519, AES-256 e HMAC-SHA256. A segurança dos algoritmos foi testada ao longo de muitos anos e, a partir disso, a equipe desenvolvedora criou o Protocolo Signal e outros serviços de mensagem que utilizam esse sistema.
Com relação a outros aplicativos como Telegram e WhatsApp, o Signal é mais seguro. Apesar disso, a plataforma não oferece tantos recursos quanto as concorrentes, que contam com figurinhas e ferramentas modernas de comunicação.
Desvantagens
O Signal recebe atualizações de melhorias em ritmo muito mais lento devido à reduzida equipe de suporte. De acordo com a página do LinkedIn da empresa, a Open Whisper Systems tem apenas 10 funcionários.
O Signal também não está disponível para dispositivos como tablets. Ele é compatível com Android, iOS, Windows, macOS e Linux. Apesar disso, a equipe planeja tornar a plataforma disponível para telas maiores.
Vantagens
Apesar de ser um aplicativo simples, o Signal oferece alguns recursos e vantagens.
- Bate-papo em grupo: os grupos são criptografados. Com isso, é possível falar com várias pessoas ao mesmo tempo sem o servidor ter acesso às informações, como lista de membros, título ou ícones;
- Chamada de voz e vídeo: a plataforma apresenta uma boa qualidade na realização das chamadas de voz e vídeo e evita que o usuário pague tarifas altas para se comunicar com amigos e familiares;
- Envio de mídias: o aplicativo fornece a opção de envio de áudios, contatos, documentos, emojis, fotos, gifs e até vídeos em boa qualidade;
- Mensagens de texto: o protocolo avançado de criptografia ponta a ponta garante privacidade às mensagens trocadas e recebidas. Além disso, o conteúdo é destruído automaticamente e não fica armazenado em nuvem.