O suíço Frank Rinderknecht, responsável pelas criações da fabricante Rinspeed, usou sua paixão por modelos inusitados e pelos filmes da franquia 007 para tornar realidade algo que, até o momento, só havia sido visto na ficção: ele criou o sQuba, o primeiro veículo esportivo do mundo projetado para andar debaixo d'água.
De acordo com o portal G1, Rinderknecht é um grande fã dos filmes de James Bond e há décadas está tentando produzir um veículo capaz de “voar” sob a água. O texto de apresentação disponível no site oficial da Rinspeed explica que o sQuba foi inspirado em 007 — O espião que me amava (1977), em que Bond mergulha sob as ondas a bordo de um “veículo elegante que momentos antes parecia ser um carro comum”.
A nota revela ainda que o suíço, que é conhecido por suas extraordinárias criações automotivas, não parava de revisitar a cena do filme em sua mente. “Por três décadas, tentei imaginar como seria possível construir um carro que voasse debaixo d'água. Agora, tornamos este sonho realidade”, disse Rinderknecht.
A primeira versão do protótipo foi apresentada em 2008, no Salão do Automóvel de Genebra, e, desde então, Rinderknecht vem aprimorando a ideia original, realizando modificações anualmente. Em entrevista à emissora alemã Deutsche Welle, o suíço explicou sua preferência por automóveis com design incomum.
— Esta é a minha paixão, ter ou construir veículos com uma aparência diferente — afirmou.
Além de ser o primeiro modelo esportivo submersível do mundo, o sQuba é capaz de chegar a 120 km/h em terra firme. Para isso, ele utiliza um propulsor elétrico com aproximadamente 50 cavalos de potência.
Já para mergulhar, o automóvel aciona dois motores de 3,6 kw cada um. Ainda segundo o portal G1, o chassi do veículo é feito com fibra de carbono e, para evitar que o ar acabe dentro da cabine, ele também é equipado com dois depósitos que armazenam 33 litros de oxigênio.