Gigante japonesa do setor automotivo, a Toyota fechou parceria com uma empresa gaúcha para reciclagem de veículos. O apoio será dado à Green Way for Automotive (GWA), de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. O sócio da startup Wladi Souza trabalha com a meta de dar um destino correto para partes de 100 mil carros durante a próxima década.
À coluna, Souza explicou que a GWA comprará veículos de locais como unidades do Detran e seguradoras, onde eles são abandonados pelos proprietários, além de protótipos usados em pesquisas. A Toyota dará suporte ao processo, compartilhando conhecimento, tecnologia e contatos para comercialização das peças, além de oferecer subsídios.
- Nós fazemos a descontaminação do veículo, tirando óleos e gases, o que é essencial para o uso posterior das peças. No caso de uma siderúrgica, por exemplo, isso evita explosões. Depois, separamos as partes recicláveis para que possam ser reaproveitadas por indústrias dos mais diversos segmentos - explica o empresário.
Desde 2017, diversas pesquisas foram realizadas pela equipe da Toyota para identificar empresas com potencial para o projeto. Foram visitadas 13 operações em quatro Estados, e a GWA cumpriu com os requisitos necessários. O projeto integra o Desafio Ambiental Global 2050 na América Latina e foi o primeiro reconhecido pela matriz da Toyota na região.
- Passamos por processos de auditorias, acordos técnicos, fornecimento de guias de desmontagem veicular e informações técnicas para aprimorar a operação - afirma Viviane Mansi, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para a América Latina e Caribe.
Aço, alumínio e cobre estão entre os materiais citados pela GWA como de melhor aproveitamento. Segundo Souza, cerca de 65% de um veículo é reciclado atualmente. A ideia é elevar esse número para 95%. O trabalho está, agora, em criar uma tecnologia que permita que esse processo de reciclagem e desmontagem ocorra de forma automatizada. O primeiro protótipo da máquina foi desenvolvido ao longo de um ano, iniciando os primeiros testes em 2021.
— Vemos hoje no mercado 4 milhões de veículos que podem ser reciclados - acrescenta o sócio da GWA.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.