Moradores de diversos pontos de Caxias do Sul relataram, na noite de domingo (18), a visão de luzes em movimento no céu da cidade. Os pontos luminosos são satélites do projeto Starlink, da empresa norte-americana SpaceX, que pretende distribuir sinal de internet a preços acessíveis em todo o mundo.
— Eu estava tomando chimarrão no pátio quando vi. Eram pontos brilhantes que foram se movimentando em linha reta. Levou uns cinco minutos, era um movimento bem lento — descreve a moradora do bairro Desvio Rizzo, Sabrina Padilha.
O site findstarlink.com, que monitora a constelação de satélites, registra a visibilidade da Starlink-13,14 na região de Caxias do Sul durante quatro minutos a partir das 19h12min de domingo.
O projeto Starlink, idealizado em 2015 por Elon Musk, homem à frente da americana SpaceX, tem como objetivo cobrir o planeta de satélites para prover internet banda larga com preços acessíveis e em pontos antes não atendidos pelas redes atuais. Ambicioso, o plano quer criar uma mega constelação, formada por, pelo menos, 12 mil satélites em órbita — a SpaceX já teria pedido autorização para lançar outros 30 mil.