O novo portal lançado pelo governo do Estado (rs.gov.br) reúne, em um único ambiente, os caminhos para mais de 290 serviços digitais prestados pela própria administração estadual, mas também pelo governo federal e por municípios gaúchos. A meta do governo do Estado é, até o fim de 2022, oferecer 100% dos serviços digitalmente, que ainda estão sendo mapeados, no novo portal.
— O Estado tem dezenas de sites institucionais, tem algumas centrais de serviços e um conjunto de aplicativos. Um dos elementos motivadores do rs.gov.br é apresentar o governo ao cidadão através de um único portal de acesso. Ainda estamos mapeando todos os serviços do governo para digitalizar e oferecer nesse portal — afirmou Hiparcio Stoffel, diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos, vinculado à Secretaria de Governança e Gestão Estratégica.
Na área da educação, há três serviços em fase de testes que, quando ampliados para toda a rede, permitirão que os alunos e os responsáveis acompanhem a vida escolar de cada estudante em tempo real. A aplicação Escola RS Estudante, que está em fase piloto em três escolas estaduais, permite ver a frequência, a agenda, as ocorrências e as notas dos alunos, a partir de login e senha digitais.
Outros dois espaços digitais (Escola RS Professor e Escola RS Gestor) também estão em fase de testes, em 380 escolas, e transferem o tratamento da informação para o ambiente digital.
Durante o evento de lançamento do portal, nessa quarta-feira (6), o secretário da Educação, Faisal Karan, afirmou que o projeto digital Escola RS será implantado até o final de 2020 em todos os colégios da rede. A ideia é otimizar o uso de recursos e aproximar as famílias da vida escolar dos alunos.
Em paralelo ao portal de serviços, o governo seguirá com o site institucional estado.rs.gov.br.