A cada dia que passa, ficamos mais próximos da possibilidade de realizar exames de maneiras menos invasivas. Um bom exemplo é um par de óculos capaz de medir o nível de glicose, álcool e vitaminas no sangue do usuário por meio de uma única lágrima.
O aparelho foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, e contou com a participação da pesquisadora Laís Canniatti Brazaca, que, na época do estudo, era doutoranda do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IFSC-USP). Os resultados foram publicados recentemente na revista Biosensors and Bioelectronics.
A leitura das informações nutricionais é feita por um biossensor em tempo real e os resultados são enviados por bluetooth para o computador ou para o celular. Dentro do dispositivo se encontra um eletrodo, que é modificado com uma determinada enzima, dependendo do que se deseja detectar.
Nos óculos focados na medição de níveis de glicose, por exemplo, é usada enzima glicose-oxidase. O sinal sem fio, que manda a resposta do biossensor em tempo real para um computador, é transmitido a partir de um dispositivo emissor presente em uma das hastes dos óculos.
Para fazer o processo do exame, o usuário deve escolher qual medição deseja medir, entre as três opções. Depois, precisa inserir o dispositivo adequado na plaqueta dos óculos (cada dispositivo contém uma enzima diferente e, portanto, faz apenas um tipo de medição).
Com o aparelho no rosto, a pessoa usa um pequeno bastão com um produto sensível ao olho para estimular a geração de lágrimas. Quando o líquido escorre e entra em contato com o biossensor presente na plaqueta, a reação gera uma variação na corrente do eletrodo. Assim, o sinal é emitido pelo dispositivo instalado nas hastes para o computador da pessoa ou para o celular, permitindo a leitura dos dados.