O ministro da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação, Marcos Pontes, afirmou que o nome do novo diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) será anunciado até esta terça-feira (6). De acordo com Pontes, será utilizado como critério a técnica dos candidatos. São cogitados como preferidos um oficial da Aeronáutica e um doutor em desmatamento.
— Estou procurando nome que tenha conexão com Inpe, que tenha conhecimento nessa área (desmatamento) e em gestão — explicou o ministro, em entrevista à Rádio Eldorado.
Para Pontes, o ex-diretor do Inpe Ricardo Galvão complicou a situação ao procurar a imprensa para rebater as afirmações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele acredita que, se Galvão tivesse procurado por ele, tudo poderia ter sido resolvido pelo diálogo.
— O fato de ele ter falado direto com a imprensa gerou perda de confiança. Tem influência do presidente (na demissão), mas também tem minha parte, porque se tornou difícil contornar a situação — disse Pontes.
O ministro disse que está à disposição para dar esclarecimentos no Senado Federal, caso seja chamado.
A respeito das declarações polêmicas de integrantes do governo sobre não existir desmatamento ou aquecimento global, o ministro disse que procura explicar os dados do ministério para Bolsonaro e outros ministros.
— Mas a questão é que nem todo mundo entende sobre ciência e, às vezes, interpreta do ponto de vista pessoal — disse, completando que ele também não entende de economia.