Usuários do WhatsApp precisam ficar atentos. O mais novo golpe que circula pelo aplicativo de troca de mensagens instantâneas promete o saque do 13° salário para os beneficiários do programa Bolsa Família. A farsa foi descoberta pela empresa de cibersegurança PSafe, segundo o site Techtudo.
A companhia revelou que mais de 180 mil pessoas foram alcançadas pela notícia falsa que está há sete dias em circulação nas redes sociais. O modo de funcionamento do golpe é o mesmo que os anteriores. A mensagem enganosa contém um link que leva os usuários a preencher uma pesquisa. Essa pesquisa exige que a pessoa compartilhe dados pessoais como nome completo e endereço.
Segundo a empresa de segurança digital, ao término da pesquisa, o usuário é incentivado a compartilhar a mensagem com outras pessoas para que possa ser beneficiado com o recebimento do 13° salário. Posteriormente, ele é direcionado a permitir o recebimento de notificações em seu celular. O problema é que, ao ativar as notificações, os hackers ganham acesso direto ao dispositivo da vítima para o envio de novos golpes, o que pode levar a outras infecções por vírus no smartphone. Por fim, o usuário é encaminhado a uma página de download de aplicativos maliciosos.
Dicas de proteção
Para não cair em golpes como este, que buscam roubar seus dados e infectar seu celular, suspeite de mensagens que exijam compartilhamento, que prometam benefícios ou que direcionam para links externos. Além disso, é importante lembrar que o smartphone é um minicomputador, ou seja, requer proteção com a instalação de softwares antivírus.