– No filme, o responsável por cuidar do Nemo é o pai dele, certo? – diz Vinícius Lavandoscki, mediador do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT/PUCRS), durante a atividade chamada Mães Geniais, que aborda as mais diferentes formas de cuidado dos animais com seus filhotes.
– Mas não é porque a mãe dele morreu? – pergunta Vinícius Cassine, 12 anos, estudante do 7° ano do Colégio Marista Rosário.
Na sequência, Lavandoscki explica que, na realidade, o comportamento de Marlin – pai do Nemo – é comum a 90% dos peixes e mostra que o zelo pelos filhos não é exclusividade dos humanos. Para garantir a sobrevivência da espécie, os bichinhos também dedicam suas vidas aos pequenos.
– Fazemos parte de um todo, fazemos parte da natureza. Assim como nossos pais cuidam da gente, os animais cuidam da prole deles também – diz aos alunos o mediador.
Durante a miniaula, que foi realizada no segundo pavimento do MCT, os mediadores propuseram perguntas aos estudantes e também foram questionados. Por meio de jogos de quebra-cabeça, os adolescentes montaram imagens de animais que apresentavam algum comportamento curioso de cuidado parental. Henrique, que fazia junto com a turma da escola um trabalho para a disciplina de ciências da natureza, mostrou-se surpreso com o que aprendeu.
– É legal saber o motivo das coisas. É curioso saber, por exemplo, que uma espécie coloca todos os filhotes na boca para protegê-los dos predadores – diz o estudante que faz menção ao peixe cará.
A atividade que Henrique e os demais estudantes presenciaram faz parte do Minuto da Ciência, que ocorre há quatro anos no MCT, e que procura sempre levar ao público informações curiosas sobre este universo.
– Os professores e a equipe educativa que formulam o Minuto da Ciência procuram criar atividades que instiguem os visitantes, por isso, há jogos, perguntas e muito diálogo – afirma o diretor do MCT, Carlos Lucena.
A exposição Mães Geniais ocorrerá ainda nesta quarta (8) e na quinta-feira (9), às 15h30min, no segundo andar do museu(Avenida Ipiranga, 6.681, prédio 40, Partenon, Porto Alegre). A participação na atividade é liberada mediante a compra de ingresso para acessar o museu. Para o público geral, a entrada custa R$ 40, já a meia-entrada, R$ 20.