Mais um meteoro caiu sob o Rio Grande do Sul, com registro feito às 23h40min desta quarta-feira (24). As imagens foram captadas na cidade de Taquara, pelo sistema de câmeras do professor doutor em Engenharia Carlos Jung. Outro fenômeno ocorreu recentemente, em 12 de abril.
O meteoro é considerado um Fireball (bola de fogo, na tradução para o português), por atingir a magnitude de -8.2 (a International Meteor Organization (IMO) considera Fireball todo meteoro com magnitude igual ou superior a -4) e pode ser designado também como um bólido, já que entrou na atmosfera terrestre e explodiu. O registro teve início a uma distância inicial de 231,1 quilômetros a partir de Taquara e a uma altitude de 97,8 quilômetros quando entrou na atmosfera da Terra.
A extinção ocorreu a uma altitude de 66,5 quilômetros sobre o território do Rio Grande do Sul. A duração desde a entrada na atmosfera até a extinção do meteoro foi de 0,834 segundos.
O meteoro, que pode ser visto a olho nu, possui uma magnitude inferior ao registrado em 12 de abril e sua extinção ocorreu em uma altitude maior.
— A queda de meteoros é um fenômeno comum, no entanto o que ocorre em menor número é o registro de meteoros com maiores magnitudes como este — comenta Jung.
De acordo com o especialista, atualmente, o sistema de câmeras instalado em Taquara tem uma cobertura que abrange todo o território do Estado, além de Santa Catarina, Paraná, Uruguai e parte da Argentina, e está em funcionamento 24 horas por dia.