Desenvolvedores, criadores e empreendedores das mais diversas partes do mundo marcaram presença nesta terça-feira (30) primeiro dia da conferência anual sobre tecnologia promovida pelo Facebook. A F8 ocorre em San José, na Califórnia, nos Estados Unidos, e vai até esta quarta (1º).
No evento, estavam presentes mais de 5 mil profissionais ligados ao mundo tech, que ficaram por dentro das principais novidades que a rede social deve apresentar ainda neste ano.
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, abriu o encontro falando que a empresa busca construir uma plataforma centrada na privacidade. A postura do mandatário vem para tentar acalmar os ânimos de usuários e empresas, tendo em vista a enorme quantidade de casos de vazamento de dados pessoais, o mais recente revelado pela empresa de cibersegurança UpGuard. A companhia apontou que 540 milhões de informações privadas ficaram expostas nos servidores da Amazon sem qualquer tipo de senha para se ter acesso.
Após a fala do CEO foram levadas a público as novidades. Veja as principais:
Layout do Facebook
Uma das principais mudanças é na tradicional cor azul, predominante no layout, a ser substituída pela cor branco. As atualizações ocorrem primeiro no app e depois no desktop.
Novas funções nos grupos do Facebook
Os grupos de trabalho terão um novo modelo para os empregadores. A tendência é de que, agora, seja mais fácil para os candidatos a vagas de emprego enviarem mensagens ao empregador. Além disso, será possível que eles possam se inscrever diretamente pelo Facebook. Os grupos de jogos receberão um novo recurso de bate-papo para que os membros possam criar tópicos para diferentes assuntos dentro do grupo.
Facebook Live
Foi observado que as lives eram usadas para a venda e compra de itens, por isso, será permitido que os compradores façam perguntas e façam pedidos sem sair da transmissão ao vivo.
Messenger
A troca de mensagens será mais rápida. A estrutura do app está sendo refeita para que ele se torne mais leve. A previsão de lançamento é para 2019.
A expectativa é de que venha a público, ainda ,este ano, o aplicativo do Messenger para computadores, tanto para Windows, quanto para o MacOS, que permitirá a realização de chamadas de vídeo em grupo.
A plataforma permitirá ainda que o usuário descubra e assista a vídeos do Facebook juntos em tempo real por meio do Messenger. Será possível compartilhar um vídeo e convidar outras pessoas para assistirem juntos em mensagens ou em um bate-papo por vídeo. Essa é outra novidade que deve estar acessível à comunidade em 2019.
Seguindo a tendência da opção “melhores amigos”, do Instagram, na qual o usuário cria um grupo de contatos com o qual ele deseja dividir fotos e vídeos, o aplicativo de mensagens fará o mesmo e deve liberar a funcionalidade no próximo semestre.
Mais focado na experiência dos indivíduos como consumidores, a novidade para o WhatsApp implica a consulta de listas de produtos, bem como sua compra por meio da própria plataforma de troca de mensagens.
Será possível comprar looks de blogueiros e blogueiras sem sair do Instagram. Bastará tocar na tela para ver exatamente o que estes criadores de conteúdo estão vestindo e comprá-los imediatamente. Foi anunciado que os testes da nova funcionalidade começarão na próxima semana, com planos de expandir o acesso ao longo do tempo.
De hoje em diante, ficou mais fácil levantar fundos para uma organização sem fins lucrativos diretamente pelo Instagram. Por meio de um adesivo de doação nos stories, o usuário pode criar um evento de arrecadação de fundos. A novidade já está disponível nos EUA e, segundo representantes do Instagram, a empresa trabalha para incluir mais países na lista dos aptos a usar o serviço.
Oculus
Zuckerberg anunciou ainda uma novidade ligada à realidade aumentada. O Oculus Rift S não tem fios e começará sua pré-venda nesta terça-feira (30), com lançamento oficial para 21 de maio com valor de U$ 399.
Facebook Dating para o Brasil
Semelhante ao Tinder e ao Bumble, o Facebook Dating foi anunciado para o Brasil. O serviço de paquera é integrado ao aplicativo da rede social.