Milhões de usuários do aplicativo de fotos Instagram tiveram suas senhas armazenadas em servidores internos em formato não criptografado, informou a rede social Facebook nesta quinta-feira (18).
"Encontramos novas senhas do Instagram armazenadas em formato legível, e hoje estimamos que o problema tenha afetado milhões de usuários", disse o Facebook em uma atualização de seu blog publicado em 21 de março. A empresa revisou suas estimativas anteriores, que falavam em "milhares" de usuários.
A empresa-mãe do Instagram revelou que as senhas de centenas de milhões de usuários haviam sido armazenadas em servidores internos de forma não criptografada. Porém, o Facebook também alegou que não aconteceram violações de segurança e que os problemas técnicos haviam sido resolvidos.
A empresa também informou que o problema afetou centenas de milhões de usuários do Facebook Lite", uma versão simplificada do aplicativo, dezenas de milhões de outros usuários do Facebook e dezenas de milhares de usuários do Instagram".
O grupo, que afirma ter 2,3 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, também afirmou nesta quinta que nenhum uso mal-intencionado dessas senhas foi identificado.
Há mais de dois anos, o grupo tem lidado com repetidas controvérsias, desde a manipulação da rede para fins políticos por países ao gerenciamento dos dados dos usuários, que formam a base de seu modelo de negócios.